1

BELEZA E AUTO-ESTIMA









Quando Vinicius de Moraes afirmou que “beleza é fundamental” não atinava, com certeza, para as complexas implicações do conceito de beleza em termos de saúde, felicidade e qualidade de vida.

Na vida, na sociedade, na busca de emprego, nos relacionamentos, a “boa aparência” cada vez mais abre vantagem. Ainda que tenhamos aprendido que o que importa é a essência, na realidade a aparência, leia-se beleza, conta e muito. E entre a percepção da aparência (imediata) e a avaliação da essência (não imediata) decorre um espaço de tempo que favorece a beleza e sobre o qual edifica-se a industria da estética.
Produtores de novelas, publicitários, diretores de TV, estilistas, sabem que “beleza vende”. O produto em si e a ilusão inconsciente de ser “como a protagonista” ou referendada por ela. Um produtor de novela diz com a maior tranqüilidade “protagonista tem de ser bonita”. Ela não sustentará a novela, mas o passaporte de entrada é a beleza. Depois, se estiver preparada, poderá fazer carreira.

Mas...O que é beleza? Como definí-la? Qual o preço para alcança-la?



Antes de tudo é preciso SER bonita. Isto é uma questão genética e variável de tempos em tempos. A beleza de 1800 não é necessariamente a beleza do século 21.
Depois é preciso ESTAR bonita. Aqui entra a “produção”, os cuidados pessoais, alimentação, exercício físico, repouso e outros fatores que potencializam a beleza física ou ainda que enfatizam os diferenciais de cada pessoa, aquilo que as tornam diferentes, únicas.
Mas tudo isso nada vale se a mulher não SE SENTIR bonita.Aquela sensação intima de segurança em relação a si mesma, a consciência da eficácia individual ou seja, de AUTO-ESTIMA adequada. O usufruto de ser e estar bonita, que nada tem a ver com convencimento.
A auto-estima potencializa a beleza. “Passa” uma energia positiva que o outro sente como “sedução”. O mesmo Vinicius que decretou “Que me perdoem as feias” em outro poema colocou “É como amar uma mulher só linda ! E daí?”
Não há beleza absoluta. A beleza é basicamente diversidade, originalidade, individualidade. MUITO BEM REGADA PELA AUTO-ESTIMA!!

1 comentários:

Zoraia

Amigaaaaa!!! Amei o blog!! Sucesso!!! Bjos

Postar um comentário